Julio Alberti, entrou no nosso grupo.
Este blog foi criado a pedido do Profº Mauricio Lemes e tem a finalidade de postar os acontecimentos de cada passo do nosso grupo em nossos projetos.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
IDEIA SOBRE O TRABALHO DE FÍSICA :
Material
Agulha.
Tesoura.
Garrafa de plástico.
Tabuleiro.
Compostos
Água.
Groselha.
Procedimento
1. Corta o topo da garrafa de plástico.
2. Faz três buracos na garrafa com a ajuda da agulha. (os buracos não devem estar sobre uma mesma direcção. Isto porque, quando deixar de sair o jacto do primeiro buraco, a água que sai deste pode influenciar os outros jactos posteriores)
3. Adiciona groselha à água. (a adição de groselha à água é feita para tornar mais fácil a visualização do efeito)
4. Enche a garrafa de água com groselha.
5. Observa a variação da intensidade dos jactos de água consoante a sua altura.
O porquê?
A intensidade dos jactos de água varia com a profundidade. Esta experiência lembra um dos problemas dos mergulhadores. Um mergulhador que desça até uma profundidade apreciável, quando vem à superfície, tem de ir para uma câmara de despressurização. Se não o fizer sujeita-se a morrer porque o corpo humano não aguenta variações de pressão tão elevadas.
Quando mergulhamos debaixo de água, a pressão aumenta com a profundidade, à medida que aumenta o peso de água que empurra o nosso corpo. Este principio, da pressão hidrostática, é demonstrado pela equação seguinte:
onde P0 é a pressão atmosférica, r a densidade da água, g a gravidade, h a profundidade eP a pressão sentida a essa profundidade.
A variação da pressão hidrostática com a profundidade é demonstrada pela experiência realizada. Os buracos mais baixos dão um jacto de água mais forte do que os de cima. À medida que o nível de líquido vai baixando, a intensidade de todos os jactos vai baixando. Esta experiência serve como prova de que a pressão num líquido aumenta com a profundidade.
Assinar:
Comentários (Atom)